Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Proposta n.º 4 |Plano da Infografia

Tal como sugerido na última aula, o tema da nossa infografia será ciência. 
A nossa primeira proposta prendia-se com a separação dos cromossomas homólogos. 
No entanto, após várias pesquisas, chegamos à conclusão que o tema era muito complexo e difícil de tratar numa infografia estática. 
Isto porque, a separação dos cromossomas homólogos implica um conjunto de processos que têm de ser necessariamente explicados para que o leitor possa entender como tudo acontece.
Não podemos seleccionar informação, pois se assim fizéssemos, ocultaríamos etapas fundamentais ao processo.
Desta forma, chegamos a consenso sobre um tema a tratar. Continuámos a trabalhar sobre ciência mas 
desta vez na área da saúde. "Acidente Vascular Cerebral em Portugal" será o título da nossa infografia.
Como tal, pesquisamos informação, no sentido de perceber o AVC se processa. Concluímos que existem duas formas principais, através de derrames ou de bloqueios. Mecanismos que impedem os nutrientes e o oxigénio de chegar às células cerebrais. 
Na infografia pretendemos explicar os dois tipos de AVC, bem como se distribui esta doença pelo nosso país.
Através dos dados mais recentes do INE sobre mortalidade por AVC, pretendemos dar a conhecer ao leitor o número de mortos por região devido à doença. 
As tabelas do INE encontram-se no artigo anterior.
A infografia seguirá o seguinte plano:

(em actualização)

Proposta de Trabalho n.º 4 | Dados Estatísticos


A taxa de mortalidade padronizada por AVC, antes dos 65 anos, diminuiu em todas as Regiões, no período 2004-2009. 
Apesar do decréscimo, a Região do Alentejo continua a apresentar os valores mais elevados para este indicador (14,6 e 12,9 óbitos por 100 000 habitantes, em 2004 e 2009).




A taxa de mortalidade padronizada por AVC antes dos 65 anos diminuiu em 2004-2009, tanto para a população masculina (de 18,3 para 13,0 óbitos/100 000) como para a feminina (de 8,4 para 6,4 óbitos/100 000).
A evolução foi menos favorável para a população masculina do Alentejo, para a qual a taxa em 2009 ainda se situava acima de 19 óbitos/100 000.





Dados estatísticos

Proposta de Trabalho n.º 4 | Tema da Infografia

Acidente Vascular Cerebral
O Acidente Vascular Cerebral é uma doença caracterizada pela diminuição das funções neurológicas. Défice que persiste por pelo menos 24 horas, reflectindo envolvimento focal do sistema nervoso central. Devido ao bloqueio ou ao rompimento de veias, a irrigação das células cerebrais é insuficiente, o que se traduz na perda de oxigénio por parte dos constituintes do cérebro. A irrigação imperfeita culmina em lesões celulares, e em danos nas funções neurológicas.
A definição de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Dicionário Médico é uma manifestação, muitas vezes súbita, de insuficiência vascular do cérebro de origem arterial: espasmo, isquemia, hemorragia, trombose (Manuila, Lewalle e Nicoulin, 2003).

É importante salientar que 20% da população afectada tem abaixo dos 65 anos.
Existem dois tipos principais de AVC




O tipo de AVC mais comum é o Isquémico, o qual acontece quando um coágulo bloqueia a artéria que leva o sangue para o cérebro. Pode ser provocado por:
        I.            Uma trombose cerebral, quando um coágulo de sangue se forma numa artéria principal em direcção ao cérebro.
      II.            Uma embolia cerebral, quando o bloqueio causado pelo coágulo, bolha de ar glóbulo de gordura (embolismo) se forma num vaso sanguíneo em alguma parte do corpo e é levado na corrente sanguínea para o cérebro.
    III.            Um bloqueio nos pequenos vasos sanguíneos da parte mais profunda do cérebro.

O segundo tipo de AVC (hemorrágico) é um derrame, quando um vaso sanguíneo rebenta, causando um derrame (hemorragia) no cérebro. A isto se designa de AVC Hemorrágico. Pode ser provocado por:
        I.            Uma hemorragia intra-cerebral, quando um vaso sanguíneo rebenta dentro do cérebro.
      II.            Uma hemorragia subacnóidea, quando um vaso sanguíneo na superfície do cérebro sangra para a área entre o cérebro e o crânio (espaço subacnóide).

Um AVC é o que acontece quando o fornecimento de sangue para uma parte do cérebro é impedido. O sangue leva nutrientes essenciais e oxigénio para o cérebro. Sem o fornecimento de sangue, as células cerebrais podem ficar danificadas impossibilitando-as de cumprir a sua função. O cérebro controla tudo que o corpo faz, por isso, uma lesão no cérebro afectará as funções corporais.