Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Proposta de Trabalho n.º 4 | Tema da Infografia

Acidente Vascular Cerebral
O Acidente Vascular Cerebral é uma doença caracterizada pela diminuição das funções neurológicas. Défice que persiste por pelo menos 24 horas, reflectindo envolvimento focal do sistema nervoso central. Devido ao bloqueio ou ao rompimento de veias, a irrigação das células cerebrais é insuficiente, o que se traduz na perda de oxigénio por parte dos constituintes do cérebro. A irrigação imperfeita culmina em lesões celulares, e em danos nas funções neurológicas.
A definição de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Dicionário Médico é uma manifestação, muitas vezes súbita, de insuficiência vascular do cérebro de origem arterial: espasmo, isquemia, hemorragia, trombose (Manuila, Lewalle e Nicoulin, 2003).

É importante salientar que 20% da população afectada tem abaixo dos 65 anos.
Existem dois tipos principais de AVC




O tipo de AVC mais comum é o Isquémico, o qual acontece quando um coágulo bloqueia a artéria que leva o sangue para o cérebro. Pode ser provocado por:
        I.            Uma trombose cerebral, quando um coágulo de sangue se forma numa artéria principal em direcção ao cérebro.
      II.            Uma embolia cerebral, quando o bloqueio causado pelo coágulo, bolha de ar glóbulo de gordura (embolismo) se forma num vaso sanguíneo em alguma parte do corpo e é levado na corrente sanguínea para o cérebro.
    III.            Um bloqueio nos pequenos vasos sanguíneos da parte mais profunda do cérebro.

O segundo tipo de AVC (hemorrágico) é um derrame, quando um vaso sanguíneo rebenta, causando um derrame (hemorragia) no cérebro. A isto se designa de AVC Hemorrágico. Pode ser provocado por:
        I.            Uma hemorragia intra-cerebral, quando um vaso sanguíneo rebenta dentro do cérebro.
      II.            Uma hemorragia subacnóidea, quando um vaso sanguíneo na superfície do cérebro sangra para a área entre o cérebro e o crânio (espaço subacnóide).

Um AVC é o que acontece quando o fornecimento de sangue para uma parte do cérebro é impedido. O sangue leva nutrientes essenciais e oxigénio para o cérebro. Sem o fornecimento de sangue, as células cerebrais podem ficar danificadas impossibilitando-as de cumprir a sua função. O cérebro controla tudo que o corpo faz, por isso, uma lesão no cérebro afectará as funções corporais.

Sem comentários:

Enviar um comentário