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sábado, 16 de abril de 2011

Mais exemplos | Proposta de Trabalho n.º 3

Continuando a tentar contrariar o verdadeiro sentido das imagens...

 imagem modificada


imagem original






Calor, praia, água, diversão e muito muito perigo!
As regras são sempre as mesmas. 
Não - Vermelho | Sim - Verde
Mas e se de repente tudo se alterasse?
Como seria chegar à praia e avisar os banhistas de que, afinal, quando a bandeira está vermelha, se pode mergulhar à vontade?
O código já está formalizado nas nossas mentes. é impossível tentar altera-lo. Qualquer modificação seria  mal interpretada.


imagem original








imagem alterada




O mesmo acontece com esta capa. Uma revista para bebés apela sempre à ternura, à suavidade de um bebé. Daí o uso do cor-de-rosa. O preto e o cinzento alteram o sentido desse sentimento. E mesmo com a foto do bebé, a capa torna-se, de certo modo, mórbida.

imagem modificada





imagem original
Nesta imagem, o verde tão característico do Sporting eliminado. Será que o avermelhado da imagem modificada não irá confundir os Sportinguistas?


Cor define uma sensação visual. Sensação essa, oferecida pela natureza através dos raios de luz irradiados no nosso planeta. 
A cor é uma produção do nosso cérebro, é como se uma gama de cores aparecesse aos nossos olhos e através dela, "conseguíssemos esculpir uma natureza". 
Desta forma, a cor é uma linguagem individual. Segundo Modesto Farina, "o homem reage à cor subordinado às condições físicas e às influências culturais. Não obstante, a cor possui uma sintaxe que pode ser transmitida e ensinada. Essa sintaxe rege os elementos que constituem a mensagem plásticas: a cor possui, tal como a luz, o movimento, o peso, o equilíbrio e o espaço (leis que definem a sua utilização).

A arte acaba por não ser apenas um elemento decorativo ou estético. "É o fundamento da expressão". Está ligada à expressão de valores sensuais e espirituais.É um meio de identificação em numerosos objectos, coisas, letras... Quando um título, uma marca, uma nota de advertência ou uma informação são realizados através de cores, torna-se necessário verificar a cor de fundo dos mesmo para se sentir o contraste entre eles.

A legibilidade, a visibilidade de certos detalhes facilita a memorização dos mesmos e, segundo a forma  dos detalhes, é preciso adequar a cor principal para a realização do contraste.
Em muitos países os táxis são amarelos , pois essa cor constitui a maior sensação visual contra o fundo cinzento de uma cidade ou contra as noites escuras.

Conclusão

             A proposta de trabalho nº3 tinha como objectivo fazer-nos compreender a importância da cor na transmissão de uma mensagem.
            Após alterar a cor das três imagens que escolhemos, compreendemos que, na verdade, a cor desempenha um papel fulcral na mensagem que se pretende transmitir e que, com os mesmos elementos e o mesmo texto, a cor, unicamente, pode conseguir alterar a mensagem.
            Na nossa opinião, a cor é, em certas imagens, o elemento que mais sobressai, pelo que, se for alterada, distorce a adultera por completo o sentido e intenção da mensagem.

Blibliografia
FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em Comunicação, 1986, Editora Edgard Blücher Ltda.

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