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quarta-feira, 16 de março de 2011

Memória Descritiva | Proposta de Trabalho n.º 1

Introdução

“A Dança dos Pássaros” de António Pinho Vargas apela a uma sonoridade característica da paz.  Vários motivos levaram a que escolhêssemos esta música. Podemos destacar alguns, como o facto de a música não ter letra (ser apenas acústica) e permitir que a nossa imaginação fosse para além do “guião base”. Também o facto de a melodia ser diferente daquilo que é hoje “moda” entre os jovens foi um factor decisivo na escolha.
Ouvindo e relembrando várias vezes o som, partimos para a acção, ou seja, exprimir os sentimentos que a música nos impele através dos elementos básicos de comunicação.
Sendo os elementos básicos da comunicação diversos, decidimos escolher apenas a linha, a forma, a cor, o tom e a textura.
A música supracitada foi dividida em três partes lógicas que nos permitem, assim, levar o trabalho a bom porto. A divisão mencionada é a seguinte: infância; idade adulta: velhice.
Estas três fases da vida remetem para interpretações diferentes, como tal, na parte correspondente a cada uma delas não foram usados os mesmos elementos básicos da comunicação acima mencionados. Também o enquadramento fez com que os três conceitos fossem tratados de forma distinta no quadrado e no círculo. Contudo, existe uma ligação clara entre os dois campos.

Materiais Utilizados

Quadrado
  • Cartolina azul-escuro com textura (12x12 cm)
  • Papel Branco
  • Plasticina (branco; verde; amarelo; laranja; rosa; vermelho)
  • Linha (violenta; laranja; vermelho; amarelo)
  • Cartolina castanha
  • Papel azul-turquesa com textura

Círculo
  • Cartolina preta
  • Tule (laranja; verde; rosa; azul)
  • Cetim lilás
  • Sarja azul-escuro
  • Plasticina branca
  • Linhas (laranja; lilás)

      
       Procedimento


Quadrado
O quadrado foi dividido em três partes, ou seja, em três rectângulos de dimensão 4cm x 12cm. Cada um destes novos rectângulos será representativo de cada uma das três etapas da música (infância; idade adulta; velhice)
Delineamos como primeira parte a infância e por isso, pensamos, de imediato, em muitas cores (amarelo, verde, branco, laranja, rosa, vermelho), em muitas texturas e curiosamente em doces - chupa-chupas! Para representar esta interpretação recorremos a espirais construídas em plasticina nas diferentes cores apresentadas. As expirais dispõem-se no campo de forma simples e regular, por forma a simbolizar a inocência, muito embora as diferentes cores transmitam uma sensação de alegria e despreocupação. 
A segunda parte prende-se com o evoluir da idade adulta, e por isso, com decisões a tomar, com caminhos a seguir...  As encruzilhadas da vida. No que toca a cores, pensamos em cores quentes e formais (vermelho, laranja, lilás e amarelo), já que a idade adulta é o Verão da vida, o apogeu da existência. Para representar esta encruzilhada de caminhos usámos uma sobreposição de linhas, de modo a demonstrar a confusão e as dificuldades inerentes a esta etapa da vida.
Por fim, a velhice preenche o último rectângulo. Esta temática sugere equilíbrio e estabilidade: o encaixe do puzzle, o fim da etapa! Os tons foram mais escuros, cores que descrevam o final de um longo ciclo. Utilizou-se uma cartolina castanha para construir duas formas que sugerem o último encaixe do puzzle. Ou seja, o cortar a meta da longa corrida que foi a vida.
Existe um crescendo de rectângulo para rectângulo. Isto é, tentamos elaborar uma espécie de escada que encurta a área dos rectângulos seguintes. O objectivo foi demonstrar a efemeridade da vida e do ciclo que representa a " Dança dos Pássaros". Utilizámos, para tal, uma cartolina branca revestida com um papel azul com textura, para realçar o contraste, uma vez que esta escada é fundamental na interpretação da composição visual e, logo, da música.

Círculo
                O círculo foi, tal como o quadrado, dividido em três partes. A primeira, mais exterior, corresponde à infância e foi trabalhada segundo as técnicas de comunicação visual: irregularidade e espontaneidade. Nesta parte utilizámos tule de diferentes cores (textura e cor), reflectindo, tal como no outro campo, a alegria e a ingenuidade das crianças.
            Na parte central, que representa a idade adulta, optamos por colocar apenas um círculo de cetim de menor diâmetro, cuja cor (lilás), remete para a formalidade e a orientação associadas ao auge da vida. É importante salientar que há um grande contraste entre a parte reservada à idade adulta nos dois campos (quadrado e círculo). Se no primeiro representámos a confusão e as encruzilhadas da vida, no segundo centramo-nos mais na formalidade e responsabilidade tão características dos adultos.
            O centro do nosso círculo é composto por um círculo de tecido escuro no qual assenta uma espiral branca que tem por função transmitir a efemeridade e a sequência da vida.


      Conclusão Final

Quadrado & Círculo

A proposta de trabalho nº 1 tinha como principal objectivo colocar os alunos a observar o mundo de uma forma diferente. Mais em concreto, era desejável que transmitíssemos através dos elementos básicos da comunicação aquilo que sentíamos face a uma música.
A dança dos pássaros fez-nos percepcionar o conceito de vida de um outro modo, dando mais importância a cada uma das etapas que constituem o ciclo da vida.
O resultado final é do nosso agrado e, a nosso ver, representa os sentimentos que a música nos transmite: alegria e ingenuidade, confusão e formalidade, tranquilidade e equilíbrio.
É de notar que foi muito mais fácil trabalhar o quadrado do que o círculo!!!!!


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