Durante o decorrer da aula do dia 9 de Março, eu e a Ana, a minha colega de trabalho, concluímos que seria melhor direccionar o nosso tema a uma só perspectiva.
Assim, a nossa divisão final culmina no seguinte:
Infância
Idade Adulta
Velhice
Perante o enquadramento que nos foi proposto, Quadrado e Círculo, resolvemos trabalhar ambos os campos de acordo com as seguintes técnicas de comunicação visual:
Quadrado
Infância
Simplicidade, Espontaneidade
Idade Adulta
Instabilidade, Espontaneidade, Actividade
Velhice
Equilíbrio, Harmonia, Estabilidade
Tal como a figura sugere, decidimos dividir o quadrado em três partes, ou seja, em três rectângulos de dimensão 4cm x 12cm. Cada um destes novos rectângulos será representativo de cada uma das três etapas da música.
Delineamos como primeira parte a infância e por isso, pensamos, de imediato, em muitas cores (amarelo, verde-alface, azul turquesa, etc), em muitas texturas e curiosamente em rebuçados! Daí as espirais.
A segunda parte prende-se com o evoluir da idade adulta, e por isso, com decisões a tomar, com caminhos a seguir... O labirinto da vida. No que toca a cores, pensamos em cores apelativas ao Verão como o laranja, o vermelho e o castanho, já que a idade adulta é o Verão da vida.
Por fim, a velhice preenche o último rectângulo. Esta temática sugere equilíbrio, o encaixe do puzzle!
Os tons serão mais escuros, cores que descrevam o final de um longo ciclo.
Como se percebe na primeira imagem, existe um crescendo de rectângulo para rectângulo. Isto é, tentamos elaborar uma espécie de escada que encurta a área dos rectângulos seguintes. O objectivo é demonstrar a efemeridade da vida e do ciclo que representa a " Dança dos Pássaros".
Círculo
Infância
Simplicidade, Variação
Idade Adulta
Instabilidade, Irregularidade, Actividade
Velhice
Equilíbrio, Regularidade
O círculo será preenchido apenas com tecidos adequados a cada tema.
Através de uma espiral e à semelhança do quadrado, dividimos o círculo nas três zonas acima supracitadas.
Pensamos em tule de cores muito vivas para a infância. Este tecido, devido à sua irregularidade, demonstra a folia, a diversão e a despreocupação. Em relação à idade adulta escolhemos sedas e padrões mais formais, tecidos que sugerem trabalho, vida activa e família.
A velhice, e portanto, o centro da espiral, será representada através de fazendas (tecidos mais pesados) e com tons mais escuros.
Sem comentários:
Enviar um comentário